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A “Máquina de vendas”.

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

O sonho de todo empresário é ter uma máquina de vendas,  com receita previsível e crescimento contínuo independente dos problemas ou desafios do mercado.

Já para o time de vendas, o sonho é ter uma máquina que receba todas as mensagens e responda automaticamente,  incluindo o fechamento dos pedidos, encaminhamento para área financeira e, claro, com relatórios atualizados em tempo real do valor das comissões a receber.

Utopia a parte,  hoje de manhã conversando com um cliente mostrei para ele por web conferência como trabalho na plataforma LinkedIn, em especial, como enviar e responder as mensagens para cada contato. Para minha surpresa o cliente ficou horrorizado com o meu processo manual de responder a cada contato.

Vender é uma arte baseada em processos, o sucesso está diretamente ligado a estatística e fidelidade de registros, contudo, a base de todo fechamento ainda depende do contato entre pessoas.

Durante a conversa via WEB compartilhei a tela e demonstrei o fluxo de “conversa” com meus contatos, e como a interação iniciava a partir de uma notificação de novo cargo ou aniversário de empresa, partindo do botão automático que o linkedin disponibiliza nos alertas para que o usuário clique e encaminhe a mensagem e segundo o cliente “vai no automático, ninguém lê”.

E nessa linha ele perguntou se não dava para automatizar as respostas que estava encaminhando. Ora, se o processo de parabéns do linkedin, que permite automação, o usuário não lê, segundo a visão do cliente, por quê eu automatizaria a conversa com meus contatos?

Desta maneira teríamos apenas um monte de bites circulando na internet, nas redes, sem que ninguém realmente interagisse. Como poderíamos identificar as oportunidades,  gerar novas propostas negociar e fechar pedido se tudo seria feito por máquinas sem a devida atenção e cuidado com as pessoas?

Meu trabalho no dia a dia é centralizar as informações, organizá-las e automatizar os processos. Entretanto, essa conversa me fez meditar profundamente sobre automação da interação entre as pessoas,  quanto isso pode ser benéfico para a empresa ou não. 

Lembrei-me da apresentação do humano virtual feita pela Samsung,  chamado projeto neon, este sistema simula o ser humano e o grau de interação bastante sofisticadao com a possibilidade de “aprendizado”  e aprimoramento dos processos de interação.

Com o Simple Pack CRM hoje conseguimos reduzir o tempo de processamento da informação para a montagem de uma proposta que demoraria cerca de 15 a 20 minutos para apenas alguns segundos,  automatizamos o processo de explosão do pedido de vendas organizando informação para fornecedores ou departamentos, eliminamos o erro de cálculo de quantidades, comissionamento e muitas outras funcionalidades e fluxos do dia de vendas,  tudo para poder realizar muito mais tarefas em menos tempo e com o mínimo de erros.

Nos dois produtos o Neon e o Simple Pack CRM a busca é por resolver um problema padronizando processos. Veja, o atendente virtual Neon se propõe a substituir pessoas em posição de apresentação de telejornais, filmes, primeiro atendimento ao cliente e a posição de vendedor. 

Já no Simple Pack CRM a proposta é centralizar e organizar as informações e então padronizar o processo buscando eliminar os erros corriqueiros que resultam na perda de pedidos.
Ambas as ferramentas prestam-se ao serviço de melhoria e automação e com isso reduzir custos e maximizar os resultados, que nos remete a primeira frase deste post “O sonho de todo empresário é ter uma máquina de vendas”.