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Absurdos a se dizer para o cliente!

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

 É incrível que ainda seja necessário explicar a importância do CRM. Veja o relato abaixo de como uma empresa faz tudo certo até ter que entregar o que vendeu, e api perde o cliente de vez.

“Estamos nos esforçando ao máximo para entregar o que foi vendido”

Ao longo dos meus anos de trabalho, principalmente na área comercial, nunca escutei uma frase tão infeliz durante uma ligação.

Apenas para contextualizar, estou narrando uma experiência vivida com atendimento pós-vendas de um fornecedor recentemente contratado aqui para empresa.  Na promessa de vendas tudo era lindo e maravilhoso, acreditei na proporsta e assinei o pedido. Daí fomos para o trabalho de implementação, serviço profissional em Impecável feito pela equipe,  avançamos para o treinamento de operação da plataforma, profissionalismo exemplar e qualidade de entrega da informação.  Mas, e aí que mora o problema,  na entrega da execução do serviço foi um verdadeiro show de horrores.

Como qualquer cliente indignado por receber um serviço muito abaixo da qualidade prometida e pelo valor que foi cobrado, liguei no atendimento da empresa e abri uma reclamação. 

Infelizmente a experiência foi pior ainda,  pois ao invés de receber uma solução para o problema narrado,  tive de entrar no embate de negociação para ver de quem era a razão.  O atendente que tentava justificar a montanha de absurdos que acabara de acontecer e eu com a minha indignação de ter pago por um serviço que não estava sendo feito.

Não poderia ser diferente, liguei para reclamar com o vendedor que havia fechado meu pedido, novamente armou-se outro circo de horrores e para encurtar a história, mandei um e-mail de desabafo para a gerência e direção da empresa.

Note que estou contando uma saga de aborrecimento em uma ladeira de tropeços e acidentes do relacionamento cliente e fornecedor,  se por um acaso eu estivesse como prestador serviços e por um acaso trabalha-se com uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente, vulgarmente chamado de CRM, nessa altura do campeonato estaria muito preocupado, pois somando e-mails, ligações e chamadas via Skype a pequena novela mexicana acima conta com mais de 50 interações só reclamando.

Enquanto escrevo esse breve desabafo e pego pensando nos quase 20 anos  implementando CRM e catequisando as equipes sobre a importância de ter a informação centralizada, organizada e com processos automatizados que permitam que todos os envolvidos no atendimento do cliente saibam exatamente o que foi comprado.

Devo dizer que é assustadora a alienação das pessoas quanto a importância de tratar bem o cliente,  por mais óbvio ululante que possa aparecer se não tiver cliente não tem quem pague para a empresa existir.  Não vou colocar nesse meu desabafo nome da empresa que provocou esse asco,  tudo que posso dizer é que terminado o trabalho não darei uma terceira chance para essa empresa,  note a importância da afirmação terceira chance,  pois sou obrigado  exercitar a fé que o serviço que foi contratado será concluído com um mínimo de qualidade.