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Automatizar a geração da proposta…

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Esse é o sonho de consumo de todo gestor comercial, ter a geração das propostas automatizado, mas por onde começar?

A primeira pergunta é:

Qual o caminho até a proposta?

Entre as inúmeras variações deste caminho podemos utilizar algumas perguntas genéricas, para começar a edificar uma estrutura básica.

  • Qual o perfil do potencial cliente que vai pedir uma proposta?
  • De onde vem esse cadastro, do site, linkedin, feira, Bigdata, mala direta, cadastro pelo vendedor porta a porta?
  • Qual o rito de interação com estas pessoas?
    • Envia um primeiro e-mail?
    • Envia um segundo e-mail, pedindo detalhes do negócio?
    • Agenda uma conference call, para aprimorar a qualificação?
    • Agenda uma visita, lá na sede do potencial ou cá na nossa sede?
  • Levanta necessidade para o orçamento, monta proposta, encaminha por e-mail ou imprime e entrega pessoalmente?
    • Quantos contatos de Follow-up, e quais os canais para esse acompanhamento da proposta?
    • Terão versões de propostas, se sim, haverá controle de versão?
  • Status ganhamos, qual o processo ou fluxo da informação?
  • Tem contrato ou formaliza com pedido e ficha cadastral?
  • O cliente assina físico ou pode ser digital?
    • O processamento dos pagamentos, qual o fluxo da geração das faturas?

OK, sei que avancei até o faturamento, mas o caminho natural da proposta ganha não é esse?
Se você parar para pensar, e escrever respostas para cada uma das perguntas acima, tenho certeza que identificará uma série de etapas no seu processo que podem ser aprimoradas, outras que estão redundantes ou são desnecessárias, chegando a um modelo final de uma estrutura para automação do processo de venda, desde a captura do cadastro do potencial cliente (Lead) até a geração das faturas.

No próximo artigo vou falar sobre as propostas perdidas e seus indicadores, como podem te ajudar a vender mais.

Até breve.