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Como escolher um CRM?

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Diz o ditado popular que “menor prejuízo é aquele que reconhecemos rapidamente”.

Está semana conversei com um potencial cliente que estavam com uma proposta do Simple Pack CRM há mais de 1 ano em análise. Na época a empresa estava implantando um ERP e toda atenção estava direcionada para o projeto, bem como disse passado um ano retomamos o contato e na conversa o potencial disse que o sócio havia contratado o módulo de CRM no ERP.

Naturalmente questionei a respeito do custo da licenças por usuário, ele disse que haviam comprado mais licenças para a equipe comercial, o gerente comercial e os supervisores das filiais seriam os usuários e ficariam com a incumbência de alimentação do sistema. Oras, você paga mais caro por licenças de uma ferramenta que não foi desenvolvida por um time especializado no assunto, coloca os profissionais gabaritados que deveriam acompanhar as vendas e estimular a equipe para serem digitadores, qual a coerência neste cenário?

Dito isso o potencial ficou em silêncio por alguns segundos, honestamente achei que tinha desligado, então retornou a conversa dizendo que o investimento já havia sido feito em que estavam amarrados por contrato com o fornecedor do ERP.

Tornei a carga pontuando que nenhuma empresa é obrigada a comprar ou manter contrato de venda casada, para isso existe a lei do consumidor, dito isso me peguei pensando como deve ser duro e difícil se dar conta que estava sem um caminho mais caro e menos eficiente, onde não há valor agregado no pacote que está pagando sob a alegação que ter tudo em um único software e mais produtivo e que o cadastro de empresa é CRM.

Terminamos a ligação com a agenda de uma nova conversa após avaliação do impacto financeiro e operacional da persistência na utilização do ERP como ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente.

Sabemos como é complicado avaliar soluções e ferramentas, é necessário investir em pesquisa e aprendizado para construir uma visão ampla e decidir com segurança. Na década de 90 o desafio era compreender a aplicação do ERP na rotina das empresas, estamos no momento do CRM, a busca por informação e empresas especializadas no assunto devem ser colocadas como prioridade para evitar o prejuízo financeiro com uma decisão equivocada.