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Como um CRM poderia ser útil?

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Certas respostas são oportunidades que te arrancam da zona de conforto e fazem expandir sua habilidade e competência.  O texto abaixo foi extraído de uma resposta que recebi por e-mail, disparei uma campanha com o Simple Pack CRM para provocar os potenciais da nossa base e dentre todas as respostas, esta foi a que mais exigiu competência para responder.
Texto resposta do cliente:

Trabalho exclusivamente com venda de produtos.

Os clientes retornam , quando se lembram, após 5 ou 6 anos para comprar novamente.
São episódios como a compra da primeira casa e a mudança de casa.
Não tenho nenhum tipo de venda casada, nem estimulada.
Não tenho nenhuma associação de produtos, nem produtos associáveis com outros.
Não tenho nenhuma espécie de televendas, não sei como o faria nem tenho pessoal para isso.
Não pratico emailmarketing, spam ou qualquer coisa do gênero.

Como um CRM poderia ser útil?

E respondi assim:

Boa,

Obrigado pelo retorno e pela oportunidade de expandirmos nossa apresentação do Simple Pack CRM.

Quantos clientes você tem? Pergunto pela quantidade de cartões de visita, telefones de contato, ou endereço.

Imagino que você deva ter um caderno ou agenda, talvez quem sabe no Google ou no Celular, enfim você tem uma base de cadastro de clientes.

O Simple Pack CRM pode ajudar a mudar a ordem dos acontecimentos, você menciona “quando se lembram, após 5 ou 6 anos” os clientes te procuram.

Veja “Gerenciar o Relacionamento com o Cliente” é cuidar de números, costumo apresentar uma conta básica para demonstrar o tamanho da necessidade em se ter um CRM.

Se você conversar com 10 pessoas por dia, apenas uma vez com cada uma, em uma semana serão 50 pessoas, em um mês 200 pessoas em um ano  aproximadamente 2000 pessoas.

Se você vende um produto por dia serão 20 ítens no mês, apenas para ter uma conta redonda, entendemos 20 clientes por mês e 200 por ano. Esta conta me sugere que você deva ter no seu cadastro que compraram seus produtos,  por volta de 1.200 clientes.

Com certeza você dirá que minha conta está equivocada para mais ou para menos, estou estimando, mas mesmos assim dentro deste breve exercício pergunto:

Você consegue se lembrar tudo que conversou com os 200 clientes de 6 anos atrás, quem são e onde estão para poder ligar e oferecer uma nova linha de produtos?

No nosso exemplo, eu tenho seu contato desde 09/06/2015 14:21 que conversamos primeiro no Linkedin e depois por e-mail, que diga-se de passagem já encaminhei 46 mensagens (contando esta reposta).

Finalizando, o Simple Pack CRM é uma ferramenta que atende a especialidade do usuário. Eu consigo acompanhar todos meus contatos e a movimentação dos representantes, evolução das propostas, saber como está a agenda, quantos novos potenciais clientes estão entrando todo mês e qual a taxa de conversão em pedidos.

Então respondo como o CRM pode ser útil, te entregando organização, automação e previsibilidade de vendas.


Postei esta resposta logo após o envio do e-mail, então ainda não sei qual a reação do potencial, contudo percebi que o contexto desta simples troca de e-mails representa um contexto maior, onde um universo de pessoas que gerenciam a área comercial ou a empresa como um todo podem ter essa mesma linha de pensamento.

Bem, agradeço ao leitor por chegar até este ponto, para finalizar convido a meditar sobre quais as perguntas que não estão sendo feitas pelos seus clientes, ou as que são feitas e ficam perdidas nas caixas de e-mails sem resposta.

Obrigado pela leitura e até o próximo artigo.