CRM gerenciar as oportunidades

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Sabe quando o contato te manda uma mensagem ou te liga pedindo orçamento? Pois é eu vi esse post eu vou bater um papo sobre oportunidades de negócios. Para variar um pouco vou começar detalhando a quantidade de dias úteis que temos no ano.

O ano tem 54 semanas, contabilizando feriados e pontes de feriados na semana digamos que nós temos apenas 50 semanas para trabalhar. 50 vezes 5 temos 250 dias úteis para cadastrar, contatar, apresentar nossos produtos e serviços, encaminhar a proposta com preço e condições de pagamento, realizar follow-up para o fechamento, negociar fechar o ciclo da oportunidade com ganhamos ou perdemos.

250 dias vezes 6 horas úteis por dia, temos um total de 1500 horas de trabalho no ano para serem divididas entre as seis atividades que relatei acima. Então devo caminhar para os questionamentos de tempos dentro do processo comercial.

  • Quanto tempo no dia você investe procurando novos potenciais clientes para cadastrar?
  • Depois do cadastro quantas as suas para conversar com essa pessoa você realiza, digo você encaminha e-mails, telefona ou visita pessoalmente?
  • Depois que conseguiu estabelecer o contato você encaminha catálogo ou apresentação da sua empresa?
  • Então eu tenho que perguntar depois da apresentação quantas solicitações de orçamentos são geradas?
  • desses orçamentos gerados quanto tempo demora até a decisão final, ganhamos ou perdemos?

Esse greve esqueleto de fluxo comercial tem a capacidade de alavancar as vendas de uma empresa seja qual for o segmento de forma exponencial, temos que levar em conta que cada etapa anunciado acima é um processo, assim como uma fábrica, cada parte do processo tem início meio e fim, cada etapa tem responsável e o fluxo completo precisa ser constantemente realizada para entender estão os gargalos e ou os acertos. A gestão do fluxo de trabalho comercial também tem que ter o responsável, que de forma alguma se envolve no detalhe do processo, atua apenas como gestor promovendo os ajustes ao longo do dia.

Quando eu faço essa pequena apresentação é natural escutar a seguinte máxima “somos uma empresa pequena isso é processo de empresa grande”.

E rebato com um pouco da experiência de todas as empresas onde implantarmos o Simple Pack CRM, nenhuma empresa é pequena demais para não precisar de um processo de trabalho e nenhuma empresa é grande demais para não precisar acompanhar de perto os números e resultados dos processos.

Se você pegar os números que eu passei acima e fizeram um pequeno exercício dividindo o dia de 6 horas para realizar cada uma das etapas, aplicar na prática e testar o processo, pode ter certeza que no final de duas semanas será impossível você acompanhar todos os números que serão gerados e isso será uma coisa muito boa de constatar, demonstrar que com apenas alguns ajustes e organização de processo você será capaz de promover uma curva de crescimento dos seus resultados.

Depois de um mês trabalhando com o método, você chegará à conclusão natural que precisa de um sistema para dar suporte ao volume de informações que estão sendo geradas. E pode ter certeza que depois de pesquisar as opções você chegar à conclusão que o Simple pack CRM é a melhor proposta com custo-benefício de implantação para sua empresa.

Fica propaganda do meu produto junto com a expectativa que você possa testar esse breve esqueleto de organização de processo de vendas, te convido a encaminhar meio caso precise de ajuda para modelar o processo será um prazer poder contribuir. Basta se cadastrar na nossa página de fale conosco que retornarei o contato.

Bons negócios e até o próximo post.