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CRM, mitos e barreiras internas

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Porque parece tão difícil implantar um CRM para gestão do relacionamento com o cliente na empresa?

Ao longo dos anos tenho trabalhado em números mercados, empresas de diversos tamanhos, culturas e especificidades de rotina de trabalho, com base nessa vivência, compreendi que a crenças ou pré-suposição que o CRM é um “programa” complexo, muito caro e que burocratiza o dia a a dia da equipe tirando a performance dos resultados de vendas, é o primeiro mito a ser vencido.

Iniciando pela complexidade dos processos de CRM, todas empresas que tive o prazer de visitar, e conhecer o fluxo de trabalho, já tinham um “método de gerenciamento” do relacionamento com seus clientes, fosse através de sistema de mensagens gerenciando com Outlook, fazendo anotações em cadernos para gestão com memória de forma individual, ou então com as conhecidas as planilhas em Excel.

Maior dificuldade no entendimento e quebra do mito “que ter um sistema de CRM empresa em algo complexo que somente as grandes empresas multinacionais podem ter um CRM” faz parte da natureza do ser humano na sua essência a aversão a mudanças.

O consciente coletivo de trabalho é modelado ao longo do tempo através da tentativa e erro, sucesso e reconhecimento, segurança e estabilidade. Por mais que busquemos o entendimento do fluxo de trabalho manual, ou individual, e demonstrar que este mesmo fluxo pode ser organizado em conjunto com os demais membros da equipe, naturalmente o repúdio a mudança emergirá e se colocará como barreira contra o novo.

No no artigo as “10 lições que aprendi implantado o CRM” (disponível neste link) aponto a necessidade de implantar o CRM adequando ao fluxo de trabalho da equipe na primeira etapa é importante não mudar o processo já existente na empresa, claro é preciso sonhar grande e visualizar o cenário amplo com performance e automação para melhorar os resultados de vendas, contudo a base deve ser focada nas pequenas implementações, detalhes do dia a dia que normalmente passam batido, e no final são as mais importantes para a composição dos indicadores de performance.

Depois depois de 2015 desenvolvemos o método que combina o processo de trabalho seguro e orgânico que permite a implantação do Simple Pack CRM desmontando o mito da complexidade alinhado com a quebra de paradigma de alto custo para ter uma solução de CRM na empresa, nosso método foi pensado para abraçar a rotina do usuário respeitando valores e cultura permitindo a transição de forma serena e bastante eficaz, acompanhado de uma excelente proposta comercial baseada no método SAS, ou seja quanto mais usuários colocar no sistema mais barato fica o valor por usuário, trocando em miúdos o Simple Pack CRM é desenvolvido para motivar e viabilizar a expansão da operação e disponibilização de tecnologia para o maior número de usuários sem o peso da crescente com o o valor de licença por usuários.