Rua Iracema, 111 - Vila Ema - São Paulo - SP
+55 11 99284-7848
comercial@solucoesemcrm.com.br

CRM que tal começar pelo básico

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Tenho ouvido de muitas empresas que a prioridade nesse momento está na captação de clientes potenciais, também chamados por leads, investem do capital na contratação de ferramentas de automação, remodelam a apresentação do site da empresa, investem no AdWords do Google, contratam sistema de disparo de e-mail marketing, dão um tapa nas redes sociais da empresa e por fim investem em conteúdo para fomentar o “inbound Sales”. Depois de toda essa maratona de configuração, aprendizado, e investimento os resultados de vendas não tem grandes melhoras, então surge a inevitável pergunta “o que deu errado?”.

Será que estamos vivendo uma crise?

A concorrência descobriu nossa estratégia e atuou para ninar nossos esforços?

A culpa é do governo?

Se eu for continuar fazendo perguntas com certeza passarei o dia aqui, contudo a pergunta base deve ser feita olhando para dentro da empresa e não para fora.

Tudo começa por ter organização e método de trabalho, não estou falando de nada complexo me refiro ao básico, centralização e organização das informações.

Implementar um método de trabalho alinhado com o sistema de armazenamento e processamento de dados normalmente é o trabalho longo e complexo, mas apenas para quem foca somente no programa de computador.

O trabalho com gestão de relacionamento com o cliente é muito simples, começa por ter todas as informações centralizadas em um único lugar. Passa pela limpeza e organização destes dados, evolui para a automação de processos básicos do dia a dia e depois passa para sequências mais complexas.

Tá, ok, feito esse discurso techniques bonito, vamos para a prática do trabalho com CRM. É importante te perguntar se aí na empresa vocês acompanham o básico do trabalho da área comercial, estou me referindo em ter simplesmente a contagem quantidade de propostas que estão abertas separadas em níveis, estou falando do famoso funil de vendas.

Se não tenho uma contagem básica da quantidade de propostas abertas, também não tenho uma organização por status da proposta ou oportunidade e não faço o registro da data de cada vez que acompanhei essa informação, como posso saber se estamos evoluindo ou não no processo de vendas. Quando implemento apenas o método, ou definição, estes dois indicadores básicos posso ter uma visão clara estamos indo bem ou não no processo de vendas.

Quando busco esta informação com time de vendas de pronto me deparo com a necessidade de formatar o registro e padronizar a utilização / registro da informação, se cada vendedor registrar suas oportunidades ou propostas a sua maneira como será possível para o gerente acompanhar a evolução em grupo?

Então voltamos para o início desse artigo, de que adianta ter toda a tecnologia do mundo de marketing automation se eu não te ver o fluxo confiável para direcionar as oportunidades de negócio que virão seguidas das ações de divulgação de captação de interessados na internet?

Gosto muito de trabalhar e bazear meus textos em números, veja uma sequência bem simples de trabalho:

Se eu ligar para 30 novas empresas por dia, me apresentar perguntar ô quem é a pessoa responsável pela área que decide a cobra do que estou oferecendo, uma semana terei conversado com 150 empresas, de pois de 4 semanas serão 600 contados.

Digamos que você consiga 10% de aproveitamento desses contatos para abrir oportunidades de negócio, estamos falando em 60 oportunidades em apenas um mês de trabalho, dependendo do segmento de mercado que você trabalha se conseguir 30% de aproveitamento de fechamento das oportunidades estamos falando de 18 pedidos.

No mundo B2B estes números não são pouca coisa e o mais interessante é que eles são viáveis utilizando apenas o recurso que você já tem aí na sua empresa.

Dito isso você pode me perguntar, “então para que eu preciso de um CRM?”.

A resposta também é matemática e simples, se você conseguir manter 600 contatos por mês, em apenas três meses de trabalho você terá falado com 1800 pessoas, se você não registrar o cadastro dessas pessoas, o conteúdo de ligação, a data em que fez o contato, atualizar o cadastro, registrar existência da oportunidade então todo o trabalho que você fará mesmo após meses terá um grande risco de perda pois esquecer de retornar o contato de uma oportunidade é fatal em vendas.

Pense nisso, centralizar a informação organizada lá para poder automatizar os processos de vendas. Depois continue navegando aqui no nosso site e conheça mais sobre o Simple pack CRM.