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Informação parametrizada

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Você sabe o que é parametrização?
Definição: Processo que estabelece parâmetros, padrões ou modelos, para o desenvolvimento ou processamento de alguma coisa, sendo possível realizar, a partir disso, comparações.
No final da década de 90 eu trabalhava na área de tecnologia e engenharia, trabalhava como revenda especializada em implantação de AutoCAD 2D, esta tecnologia trazia ganhos de produtividade no dia a dia na concepção de desenhos e projetos. Uma única estação de Autocad era capaz de produzir o mesmo que 10 pessoas que trabalhavam na prancheta desenhando em papel vegetal.

No ano de 1998 durante uma visita para vender licenças de AutoCAD, fui surpreendido por um projetista que utilizava o outro Software de CAD o SolidWorks e antes de fazer a minha demonstração ele pediu para demonstrar o que ele tinha de recurso com a ferramenta que trabalhava. Para minha surpresa, a demonstração dele extrapolava tudo o que eu tinha como base de produtividade com o AutoCAD. 

Enquanto na ferramenta que eu vendia era necessário desenhar linha por linha para formar a geometria de um dos lados da peça, ele com o CAD 3D criava a peça por completo, depois arrastava o modelo para uma folha padrão e imediatamente tinha todas as vistas representadas. Com mais alguns cliques criou vistas de corte, mostrando os detalhes internos e por fim, com mais um clique inseriu todas as medidas, o que eu demoraria 20 minutos para fazer ele acabara de realizar em apenas 2 minutos de trabalho.

Neste ponto da leitura você deve estar se perguntando:
“Mas que raios isso tem a ver com a área comercial e os processos de vendas?”

No ano de 2004 saí da área de engenharia e migrei para a área comercial, ainda com tecnologia para automação só que agora utilizando o CRM Sugar. Na primeira implantação que realizei fui surpreendido pelas funcionalidades e facilidades que o CRM ofereciam,  assim como na época que migrei do desenho da prancheta para trabalhar com AutoCAD, o CRM potencializava todas as ações desde a prospecção de clientes até o atendimento pós-venda.

De lá para cá venho estudando os processos e métodos de trabalho nas empresas e não pude deixar de notar o mesmo recurso que eu tinha da evolução do CAD 2D para o 3D, que era a parametrização da informação, também está presente na evolução do CRM. Apenas para detalhar o que chamo de parametrização, no CAD 3D quando mudava um detalhe ou uma medida, em qualquer peça de uma máquina que havia sido montada virtualmente,  todo o conjunto associado aquela peça era alterado em segundos. Era possível realizar o trabalho que demoraria um mês para alterar toda a documentação com apenas alguns cliques, claro que fazer uma alteração em dezena de documentos com apenas um clique era muito confortável, contudo, o mais importante era a redução exponencial da possibilidade de erro no processo de revisão manual dos desenhos.

A tecnologia direcionada para indústria tem como base a redução de custos,  ao longo desses anos trabalhando com CRM sempre tive como base de implantação a redução de custos e eliminação de erros de processos. 

Para todos os profissionais que lideram ou dirigem a área comercial é muito claro que quem dita o preço do produto é o mercado,  entretanto os custos do produto são definidos dentro de casa, iniciando com a eliminação do desperdício, seguindo para a redução dos gargalos de processo e concluindo com a redução do tempo para executar tarefas para atender cada vez mais clientes.

Velocidade, qualidade e erro zero este é o tripé base para a tomada de decisão de investir em tecnologia de CRM para  centralizar, organizar e automatizar os processos da área comercial.