Método aumenta as vendas?

Você já viu a situação onde o time de vendas trabalha como se fosse um formigueiro? Telefones tocando o tempo todo, vendedores entrando e saindo do departamento trazendo pedidos, gerência e diretoria com agenda abarrotada de reuniões para fechamento de grandes negócios?

Este é o cenário dos sonhos para qualquer diretor comercial ou empresário!

Digo que a receita para esta visão dentro das nossas empresas é muito simples, método de trabalho formalizado para todas as etapas do processo de vendas.

Começando pela captação de novos potenciais clientes, seja através das ferramentas de automação de marketing, disparo de e-mails, anúncios nas redes sociais ou das mídias convencionais.

Passando para a qualificação dos registros captados, entendendo o segmento de mercado, capacidade financeira, distância e capacidade para atender a este novo potencial cliente.

Seguindo para a entrega destes potenciais clientes para o time de vendas iniciar a abordagem, apresentação de produto ou serviço, identificação de oportunidades de negócio, geração de proposta formal, acompanhamento (follow up), negociação e fechamento.

Por fim o encaminhamento dos dados para faturamento, processamento entrega.

A receita para construção do cenário ideal está na modelagem de processos padronizados de cada etapa descrita.

O segredo do sucesso está na repetibilidade e acompanhamento disciplinado dos números gerados em cada etapa do processo.

É fundamental a partir de ste ponto o entendimento de que não dá para implementar todos os processos ao mesmo tempo, também deve haver a compreensão clara que para cada processo implementado irá gerar uma sequência de problemas, nas áreas aonde não há padronização de processos.

Um passo de cada vez, um processo ajustado de cada vez este é o segredo do sucesso para implementação de um método de trabalho.

As ferramentas de CRM, incluindo o Simple Pack, não devem ser encaradas como soluções mágicas para acertar ou corrigir processos que não estão formalizados. O nosso trabalho aqui na Soluções em CRM, desde 2004, tem como objetivo principal entregar um produto quê, formalize os processos existentes em cada tipo de negócio e cada segmento de mercado.

Os maiores aliados do profissional que deseja estrutural seu processo comercial para gerar rentabilidade e prosperidade, são o papel em branco e a caneta tudo começa com o desenho o registro de pequenos processos.

Até o próximo artigo.

JC

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