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Não adianta inventar moda na área comercial.

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

É muito interessante a quantidade de hipóteses e teorias que são estruturadas para tentar explicar a arte de vender. 

Não quero te dizer que tudo que se fala sobre as estratégias e técnicas para a área comercial estão erradas, muito pelo contrário, são fundamentais para o trabalho profissional. Mas o ponto aqui que quero conversar é sobre as pequenas  rotinas da área comercial e estou me referindo a perguntas básicas como:

Quantos novos potenciais clientes cadastramos hoje?

Quantas ligações fizemos de prospecção para  a carteira de potenciais clientes?

Agendamos visitas para as próximas quatro semanas?

Quantas propostas temos e em que estágio elas estão no processo de fechamento?

Não é preciso nenhuma técnica apurada e nem um sistema complexo para contabilizar esses quatro indicadores básicos, que vão definir se a sua empresa vai chegar na meta de faturamento ou não este mês.

A maioria das pessoas com quem converso para apresentar o Simple pack CRM tem essas perguntas muito claras durante a conversa, contudo, ao longo do papo torna-se claro que esses quatro indicadores não são ferramentas de trabalho, por conta da dificuldade em conseguir informações de forma rápida e confiável.

No final do ano passado conversando com o dono de uma Startup,  ele me disse que a empresa estava apenas começando e que ele não tinha dinheiro para investir em um sistema de CRM,  sinalizou que estava preocupado com a “Crise” e que precisava conseguir mais clientes para poder voltar ao assunto. Dentro da ligação tomei liberdade de sugerir que ele começasse a contabilizar a quantidade de novos contatos potenciais que cadastrava a cada dia, e indo contra tudo que acredito, sugeri que ele anotasse os nomes, emails e telefones em uma planilha, separando com marcações por dia e por semana a medida que evoluísse o cadastro.

Para minha surpresa, hoje, quatro meses após o nosso primeiro contato,  recebi uma ligação do potencial dizendo que sua empresa estava “decolando” e que eu tinha arrumado um belo problema para ele resolver. Depois de dois meses cadastrando novos potenciais clientes, a quantidade de registros no cadastro dele tornou-se um peso para localizar informação e fazer manutenção do registro das interações.

Trabalhar na área comercial não tem segredo, é apenas uma questão de disciplina e método, e foi assim que o meu novo cliente estruturou uma carteira como um ativo de faturamento para sua empresa. Em algumas literaturas podemos chamar isso de “receita previsível”. Se todos os dias fizer contato com novas pessoas para oferecer o seu produto, inevitavelmente no final do dia terá novas oportunidade de negócios abertas,  desta maneira somando as oportunidades, alcançará o fechamento de pedido.

Com isso, volto ao tema dizendo que não adianta inventar moda na área comercial,  o trabalho simples e disciplinado traz resultados, e quando você alcançar os resultados com certeza precisará de uma plataforma para centralizar organizar e automatizar as informações da sua área de vendas.