Rua Iracema, 111 - Vila Ema - São Paulo - SP
+55 11 99284-7848
comercial@solucoesemcrm.com.br

O caderno de anotações

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

É muito comum encontrarmos nas empresas o método de organização corriqueiro chamado “caderno de anotações”.

Tenho o hábito de deixar o bloco de papéis de rascunho ao lado estação de retrabalho para fazer breves anotações. Hoje me peguei procurando nos rascunhos uma informação que acabara de descrever o memorando de uma tarefa que eu precisava realizar, foi aí que percebi o tempo que havia gasto escrevendo no papel, e depois buscando a informação.

Estendendo o exercício mental fiquei curioso sobre a velocidade de produção do texto. Apanhei o celular e cronometrei quanto tempo gastaria para escrever uma frase, não foram mais do que alguns segundos para escrever meia dúzia de palavras. Zerei o cronômetro e reiniciei a reprodução do texto digitando e sem surpresa o tempo foi bem menor.

A curiosidade é a mãe de toda a evolução, com os resultados dos tempos uma ideia vei à mente, por que não ditar para o celular escrever?

Abri o Keep no tablet, ativei o microfone e ditei a mesma frase cronometrando o tempo, novamente sem surpresa o tempo foi menor ainda.

Então vamos ao que interessa, o caderno de anotações como base de dados para tarefas e referências de cadastros de contatos, além do tempo maior para escrever no papel, o caderno não tem função localizar. Quantas vezes você já viu uma pessoa foleando um caderno buscando uma informação que ela sabia que havia anotado mas não estava encontrando?

Tenho costume nos meus artigos de sempre trabalhar com números então vamos a alguns indicadores:

Normalmente normalmente uma pessoa lê a uma velocidade de 240 a 300 palavras por minuto.

Digita em média 40 palavras por minuto no teclado, usuário com facilidade de digitação

Escreve no papel em média são 20 palavras por minuto.

Agora vamos às comparações:

Estou escrevendo esse texto ditando para o meu Google assistente estou trabalhando em uma proporção 110 palavras por minuto para escrever esse artigo, se eu fosse digitar eu trabalharia em uma média de 40 palavras por minuto e se fosse escrever em papel todo esse texto trabalharia a uma velocidade 20 palavras por minuto.

Concluo que trabalhar com uma ferramenta te auxiliando nas tarefas mecânicas, aumenta no mínimo cinco vezes a velocidade de trabalho sem falar dos recursos de busca e armazenamento dos dados.

Trabalhando com a plataforma Simple Pack CRM é possível alinhar as possibilidades de assistente de navegação do Google para poder digitar textos, por exemplo. Integrar o trabalho passando informações para toda a equipe com uma única ação, dispensando o envio de emails para a equipe interna abarrotando as caixas do Outlook com “respostas das respostas das respostas…”

Da mesma maneira que “eu nunca havia parado para medir o tempo” que  gasto fazendo anotações no meu bloco de rascunhos, imagino que o honrado leitor também não tenha parado para medir estes tempos. Depois que fizer a tomada de tempo, faça o exercício de multiplicação do número de vezes que você repete essa tarefa de anotar ao longo do dia, depois multiplique pelos dias da semana e finalmente pelo mês.

Até o próximo artigo.