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O “Fale Conosco” é sério?

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Há alguns dias recebi um e-mail de um cliente perguntando se eu conhecia uma empresa de prospecção e captação de leads, que ele havia encontrado na internet, como não conhecia acessei o site para ler a proposta e encontrei o formulário de “Fale Conosco”.
Sem muita cerimônia, me cadastrei solicitando o contato de um representante comercial  e respondi o e-mail inicial reportando a ação.
Não fiquei surpreso por não ter obtido nenhum contato de retorno, passaram-se 2 semanas e nada, nenhum e-mail, nem automático de retorno de contato.
Diante deste cenário, questiono o quão sério o processo de se relacionar com o cliente não é levado a sério, desde a captação de potenciais clientes ou leads até o pedido. 
É comum no dia a dia, ao conversar com novos potenciais clientes, notar a preocupação com a gestão financeira, controle de estoque, emissão de NF, boletos e por aí vai, no entanto, não existe a preocupação com o processo que gera toda a demanda da empresa como um todo. Sem novos potenciais clientes interessados, não há propostas, sem propostas não temos pedidos, e sem estes de quê adianta automatizar a emissão de boletos e NF, controlar o estoque e por aí vai.

Não quero dizer com isso que a gestão financeira e contábil da empresa não tem importância,  ao contrário ela é fundamental, porém e sendo repetitivo, se não houver o mesmo empenho com o processo de relacionamento comercial,  nada acontecerá.
Parece boba a preocupação com o formulário do “Fale Conosco” no site da empresa que visitei,  mas pense comigo:

  • Você investe na criação de um site.
  • Contrata um especialista em marketing digital para posicionar a sua empresa na busca do Google.
  • Investe dinheiro em campanhas e-mail marketing.

E depois de todo esse trabalho e dinheiro investido, o internalta entra no seu site, se cadastra e ninguém retorna o contato. Trabalhar com a gestão do relacionamento com o cliente é mais do que anotar a data de aniversário ou enviar mala direta.
Gerenciar é acompanhar números e informação para poder tomar uma decisão, quanto mais apurado for o processo de registro e organização dos dados mais preciso e ágil fica o fluxo comercial, me refiro aqui sobre o tempo para conhecer o potencial cliente e fechar pedido.

Como está o processo de “Fale Conosco” do seu site?