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Organizar o departamento de vendas

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Ao longo deste anos tenho visto diversos formatos e estruturas de vendas.
Nas empresas que vão bem e são fortes competidoras no mercado em que atuam, a base do sucesso está na organização metódica e disciplinada.
Contam com uma base de informação qualificada e centralizada, tem um departamento de administração de vendas ou “Backoffice”, tem fluxos de trabalho e apresentação de resultados periódicos e detalhados, profissionais treinados e gabaritados em cada posição do fluxo e no final da estrutura um Gestor Comercial, gerente ou diretor dedicado única e exclusivamente ao sucesso e crescimento dos resultados de vendas.
A maioria das empresas não contam com essa estrutura comercial, e de uma forma genérica se entendem como “pequenas” para alcançar este nível de organização, e por este entendimento não dedicam o devido cuidado ao departamento mais importante da empresa, Vendas.
Por não trabalhar com sistema, métricas e ciência a “missão de vender” é delegada de forma pessoal, cada vendedor por si dentro do seu entendimento e a sua maneira de trabalhar, e desta forma tudo é muito difícil, o mercado nunca está favorável, sempre existem crises e concorrência para explicar o baixo faturamento.
Estruturar um departamento de vendas não é complicado, começa com um papel em branco e uma caneta, e por mais estranho e possa parecer este é o caminho mais curto para o entendimento de como a empresa vende. Ao criar um diagrama com as etapas de vendas, começando no cadastro de potenciais clientes, qualificando esses cadastros, estabelecendo as etapas para contato, apresentação inicial, argumentação de venda, geração da proposta, etapas de negociação (funil de vendas), contagem de tempo e ações para a decisão da compra ou declinar, conhecidos como GANHOU ou PERDEU o pedido.
O segundo passo é dividir o processo em “pequenos pedaços” que podem ser repetidos diariamente e por fim treinar pessoas para realizar estes processos.
Abraham Lincoln tinha uma célebre frase, dizia ele:

“Liderar é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”

Não importa a quantidade de empregados,  mercado em que atua, tempo de atividade ou o tamanho da empresa, para sobreviver e crescer todas necessitam de informação.

Quantos novos potenciais clientes entraram em contato com sua empresa este mês?
Quantos e-mails de apresentação foram enviados?
Quantas ligações foram realizadas ou recebidas?
Quantas visitas ou reuniões foram realizadas este mês?
Quantas propostas ou orçamentos forma emitidos?

E o mais importante, quantos pedidos foram fechados depois de todo este trabalho?

A proposta do Simple Pack CRM é centralizar os dados, organizar em informações para poder automatizar os processos, convido o leitor a visitar nossa área de recursos para conhecer mais nossa solução.