Para que serve o depto de marketing?

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Começo a escrever este artigo fazendo um mea-culpa bem encabulado, digo isso pois eu achava que sabia ou tinha clareza sobre o que faz o departamento de marketing, isso pelo menos até acompanhar de perto os resultados pós lançamento do portal Academia Simple Pack CRM.

Começando pelo final, esta semana no dia 6 de maio lançamos o portal da academia com o primeiro treinamento “Iniciando no CRM”. Tem apenas cinco dias de atividade atingimos a marca de 300 alunos inscritos neste primeiro curso, dito isso agora vou contar a estrada que percorremos até aqui.

Em janeiro deste ano de 2019 tivemos a tradicional reunião de planejamento estratégico para as ações comerciais do ano. Há muitos anos trabalhamos com o planejamento entre nossos apartamentos para dimensionar recursos e planejar ações integradas ao longo do ano. Contudo, neste ano tivemos a participação da agência de propaganda que nos atende como colaboradora do planejamento, apesar de já trabalhar-mos alguns anos com eles, nunca havíamos convidado para a reunião estratégica.

Para para nossa surpresa a primeira pergunta que o diretor da agência fez foi “o quê mas vocês planejam vender este ano?”, devo confessar que a pergunta surpreendeu a todos, como assim o nosso negócio tem plantação e customização de CRM fazemos isso desde de 2004!

Curiosamente ele nos apresentou um estudo que havia feito sobre o nosso segmento, com isso abriu uma série de oportunidades desenvolvimento de novos produtos, por fim, fechamos a reunião com o planejamento da academia de treinamento Simple Pack CRM curiosamente a maior parte do material que precisávamos para publicar cursos já estava pronto, desenvolvido ao longo de todos esses anos com base no aprendizado e na experiência que tivemos com as implantações realizadas.

Para fechar esse artigo, e me alinhar com o título, a melhor surpresa de todas ficou por conta do reposicionamento na definição do que fazemos. Por muitos anos quando elas perguntavam qual é o nosso trabalho, tanto equipe interna quanto os vendedores precisavam ministrar uma mini-palestra para explicar o que era o nosso trabalho, contudo o trabalho do Marketing surpreendeu a todos com a definição ou redefinição do que fazemos e a partir deste mês de maio passou a ser:

Hospedagem de CRM e customização.

Ainda com a surpresa dos 5 dias de captação de mais de 300 clientes para os vídeos de treinamento do portal, o novo posicionamento ajudou os nossos vendedores e representantes incrementar a quantidade de oportunidades abertas no mesmo período, dito isso acho que posso afirmar que todos nós aqui na soluções em CRM expandimos nossa visão sobre a importância e relevância do trabalho na área de marketing.

Até o próximo artigo, saudações

JC