Pedidos não caem do Céu

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

“não estou preocupado com que o vendedor faz desde que cumpra a meta de vendas do mês”.

Existem alguns perigos nesta frase, e todos eles levam a crise de faturamento na empresa. Se o gerente não tem informações no detalhe sobre como a equipe está trabalhando, como será possível direcionar ou realinhar o formato de trabalho para que o vendedor sempre consiga ter sucesso e fechar pedidos?

Ainda estamos no tempo em que a sigla CRM não é bem compreendida, há quem pense que CRM é para controlar agenda, ou para receber pedidos, ter um cadastro dos clientes, e por que não, pontuamos aqui que é apenas uma ferramenta a mais para atrapalhar o dia.

Existem linhas de pensamento formatadas por fornecedores de ERP, há o equívoco de que o cadastro de clientes é o CRM dentro do ERP, e que só porque a ferramenta permite montar orçamentos e recebe pedidos é uma espécie de gerenciador de relacionamento com cliente.

Não podemos esquecer dos que acreditam que seja possível gerenciar o relacionamento com o cliente utilizando planilhas eletrônicas, e para fechar a linha dos equívocos temos os que acreditam piamente que as ferramentas de prospecção, envio de emails acompanhamento de navegação pela internet possam oferecer uma visão gerencial sobre os processos da área comercial.

Distante da intenção de criar um debate sobre quem está certo se a ferramenta que usa tem ou não CRM, convido o leitor a repassar alguns artigos sobre o que é CRM, iniciando pelo vídeo no nosso canal do YouTube, http://www.youtube.com/embed/idp1g5Ub9WA, com uma breve apresentação sobre os dados e a importância de conhecer o que está acontecendo no detalhe, para poder direcionar as ações recursos energia da equipe de vendas a conseguir vender mais e melhor.

A base da administração é a informação, gerenciar é acompanhar os dados, organizar a informação e conduzir a equipe realizando ações para atingir objetivos.