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Reembolso de despesas verso pedidos fechados

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Temos aqui dois assuntos para lá de espinhosos na área de vendas. No artigo anterior falei sobre o desgaste do relacionamento da equipe comercial, nesse falarei sobre o que leva a esses dois tópicos a serem espinhosos.

Começando pelo reembolso de despesas, não é preciso se esforçar muito para encontrar processo de reembolso de despesas baseados em planilhas encaminhadas por e-mail. O vendedor monta o relatório na planilha, anexa no e-mail e encaminha para seu supervisor ou gerente comercial, que por sua vez irá analisar as despesas e marcar ok para o reembolso, então encaminhará para a área financeira.

Narrando assim não parece nada complicado, contudo quem participa desse processo no dia a dia sabe que é um verdadeiro enrosco, muitas vezes não é possível acompanhar no detalhe se a despesa é reembolsavel ou não, e nesse caso pelo sim pelo não é melhor aprovar o reembolso sem muita cerimônia.

No outro lado temos a quantidade de pedidos fechados pelo vendedor, aí você pode me falar “o funil de vendas e a planilha com as metas resolvem o assunto”, mas sempre fica a “pulga atrás da orelha”:

Será que a quantidade de pedidos que estamos recebendo é suficiente pelas despesas que estamos reembolsando?

E aí está a razão do desgaste no relacionamento da equipe comercial, a falta de informação gera um ambiente de desconfiança.

Nos clientes que tenho acompanhado ao longo desses anos, uma das primeiras automações que fazemos fora da área comercial, ou do processo de vendas, é com o apontamento de despesas. Associando cada despesa a uma oportunidade que está sendo trabalhada, fica fácil comparar a quantidade de pedidos fechados versus despesas realizadas e reembolsados, elimina a necessidade de preenchimento de planilhas encaminhamento por e-mail. Permite a implantação da automação da regra de negócio para aprovação das despesas passando pela gerência de forma organizada em tempo real facilitando o dia a dia.

Veja só que curioso, o relacionamento com o cliente tem muito mais detalhes de relacionamento da equipe interna do que com o cliente de fato, dito isso fica a pergunta:

Até quando iremos acreditar que planilhas e e-mails resolvem o fluxo de trabalho entre a área comercial e a financeira?