Se não enviar a proposta o pedido não vem.

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Por mais óbvio que possa aparecer o título desse post, esta é uma situação muito comum no dia a dia.

Não é preciso um grande esforço para comprovar, basta ligar para uma empresa qualquer e pedir um orçamento, por incrível que pareça na grande maioria você não vai receber uma proposta, os dias vão se passar e você será esquecido, mesmo que a necessidade do orçamento seja real.

Por que será que isso acontece?

Ao longo do anos tenho feito este mapeamento, para poder entender em profundidade o porquê as empresas perdem pedidos simplesmente por esquecer de mandar a proposta ou o orçamento, em minhas observações encontrei novamente o óbvio:

  • Anotar os dados da ligação em um pedaço de papel ou caderno para fazer a tarefa depois
  • Colocar o e-mail marcado como importante em uma caixa de orçamentos
  • Passar a tarefa de encaminhar o orçamento verbalmente para outra pessoa

Você pode procurar o quanto quiser, inevitavelmente acabará encontrando os três motivos acima acontecendo como rotina. Mergulhando nas observações destes três pontos compreendi a razão direta e por que acontecem, as pessoas trabalham isoladas, criando métodos e processos próprios sem compartilhar a informação com o restante da equipe.

É interessante pois quando tentamos trazer informações e procedimentos de forma coletiva, normalmente encontramos um alto grau de resistência, instala-se o sentimento de cobrança ou desconfiança da qualidade do trabalho individual, cria um ambiente muito ruim em volta do tema.

Mas como resolver este problemão que é perder pedidos por simplesmente não lembrar de mandar a proposta?

A única solução viável é a contratação de o sistema de CRM como o Simple Pack, investir no acompanhamento e treinamento dos usuários para utilizarem a ferramenta de forma plena e correta.

Toda implementação de sistema tem um alto custo de tempo e dedicação, não podemos esquecer que todas as empresas tem um legado de informações que fica sendo construído seja com as anotações em cadernos, planilhas ou em caixas de entrada no Outlook. A interação destes dados e adaptação ao trabalho como coletivo exigem o outro grau de comprometimento da direção, passando pelo esclarecimento para a equipe do porquê investir no sucesso do projeto, o sucesso da implantação do CRM na empresa está ligado diretamente com o sucesso e ganho financeiro de todo o time.

Vou fechar este post convidando como de costume o leitor a meditar sobre como está o processo comercial da sua empresa, quero provocar a curiosidade de realizar o experimento em passar como cliente oculto e pedir o orçamento para sua área comercial. E se me permite a sugestão, faça o teste 4 vezes, escolha aleatoriamente um dia qualquer da semana e separe os testes pelo menos com o espaço de tempo de duas semanas entre cada um, então você terá indicadores de como está o seu processo comercial.

Até o próximo post.

JC