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Sonhe grande, comece pequeno.

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Todo projeto inicia com uma idéia que soluciona uma demanda. Com o CRM não é diferente, começa com a necessidade de ter informações organizadas, compreender o fluxo das vendas, o vai e vem dos clientes, os processos que a equipe realiza e os resultados alcançados. Contudo destina-se a responder uma pergunta:

Quanto vamos faturar este mês?

Os problemas começam ao enumerar as necessidades versos as possibilidades que a automação possibilita, e o que deveria começar com a organização dos dados parte para integrações com ERP, site, sistema de logística, aplicativos de apontamento de horas, controle de despesas, reembolsos e uma lista sem fim.

Organizar os dados, cadastro de empresas, os contatos que nelas trabalham separado dos potenciais clientes, parece pouco mas sem esta fundação, ou base de dados, bem estruturada não é possível extrair relatórios ou comparativos.

Sendo prático, basta questionar quantos Clientes, empresas ou pessoas que já compraram algum de seus produtos ou serviços, deixando claro que o monte de cartões que vamos trocando e pegando no dia a dia não quer dizer que sejam clientes, potenciais são apenas isso uma possibilidade.

Administrar administrar a ansiedade de ter tudo pronto de imediato versus o trabalho necessário para se ter a informação organizada Centralizado em automatizada é muito grande no início de qualquer implementação de sistema, o caminho bastante prático que desenvolveu ao longo desses anos foi ao me deparar com as solicitações de integração e automação, em via de regra, procuro testar se estamos tratando de uma ideia ou de um processo que já funciona, automatizar processos manuais que já funciona no dia a dia é o primeiro passo, contudo não podemos esquecer organizar a base de dados não é possível nenhuma automação.

Sempre sempre comento em meus vídeos e artigos uma fala de Leonardo Da Vinci “a sofisticação está na simplicidade” o projeto bem-sucedido de implantação do sistema de gestão de relacionamento com o cliente começa com um cadastro bem feito.