Tempo para acompanhar o time de vendas

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Nessa semana soltei uma pesquisa automatizada utilizando o Simple Pack CRM, tratava-se de uma pergunta tema com 4 opções de resposta.

Qual a maior dificuldade no seu processo de vendas?

  • Conseguir potenciais clientes?
  • Gerar propostas
  • Ter relatórios de andamento das propostas
  • Outros

Fiquei surpreso com o retorno que tive pois, mais da metade das respostas que recebi foram preenchidas no campo “outros”, detalhe esse é um campo para ser preenchido com texto e os outros três eram apenas opções para selecionar.

Dentre as explicações de outros, na sua maioria as explicações remetiam aos problemas relatados nas três opções anteriores, fazendo uma análise mais profunda não tem de quê as respostas eram a combinação das três situações anteriores em ordem e prioridade diferentes para cada resposta.

O cenário que acabou se revelando para a pesquisa demonstra que o volume de informações e tarefas geram uma sobrecarga de trabalho para diretores e gerentes, que vivem sobre pressão das metas de faturamento e crescimento de mercado, quanto mais estes profissionais se esforçam para fazer tudo ao mesmo tempo, dar atenção a todos os pontos relevantes do trabalho e do fluxo de vendas, menos detalhes conseguem perceber dentro da operação comercial.

Vou pedir licença ao onrado leitor para fazer uma breve comparação.

Se você for fazer uma caminhada por um percurso que você costuma normalmente passar de carro, sua percepção dos detalhes no percurso será surpreendente. Você será capaz de perceber detalhes que nunca havia visto antes ao passar uma velocidade maior dentro de um carro.

Não quero dizer aqui que os diretores e gerentes de vão trabalhar mais devagar, contudo devo pontuar que o entendimento que ao fazer muitas coisas rapidamente ao mesmo tempo corresse o risco de não fazer nada com o devido cuidado no detalhe.

Posto este exemplo diga o que, é preciso diminuir a quantidade de tarefas diárias para que seja possível ter atenção o que realmente importa, costumeiamente chamado de priorização de tarefas. Como breve exemplo posso citar indicador à vista de todos, a quantidade de e-mails parados sem serem lidos na caixa de entrada, estendemos este indicador para a quantidade de pastas com mensagens não lidas, respostas com cópia, encaminhamento de conversas com mais de 10 níveis.

Se você encontrar esses indicadores na caixa de entrada do seu e-mail pode ter certeza que você está sobrecarregado com tarefas que tiram a sua atenção do que realmente importa no dia a dia da área comercial da sua empresa.

E caso você fiquei na dúvida se realmente este breve exemplo serve como indicador para o seu dia de trabalho, tente fazer um levantamento comparativo da quantidade de clientes que compraram com você no ano passado e a quantidade de clientes que compraram com você este ano, se a busca por essa informação simples demorar mais do que 30 minutos para ser conceguida então você realmente precisa apoio tecnológico com uma ferramenta de CRM como o Simple Pack.