Trabalhar muito e vender cada vez MENOS!???

Plataforma CRM para centralizar, organizar e automatizar os processos de vendas.

Pois bem este artigo vai falar sobre como trabalhar muito o dia todo até a exaustão e atingir cada vez menos resultados em vendas.

Costumo escrever artigos direcionados para os donos de empresas, os diretores e gerentes da área comercial falando sobre a importância da gestão do fluxo da informação em vendas, enalteço sempre como é determinante ter indicadores de cada fase no trabalho de vendas, iniciando na prospecção indo até o pós vendas no atendimento ao cliente.
Não é preciso um grande esforço para conseguir tipo um exemplo de pessoas que dizem que trabalharam demais e chegou no final do dia com a sensação de que nada produziram,onde que estão muito longe de alcançar seus objetivos de vendas. esta situação como acontece por conta da sobrecarga de informação e de processos pouco eficientes no dia a dia, quero ver alguns exemplos práticos?

Caixa de entrada de e-mail com mais te 100 mensagens não lidas.

E-mails com cópia da cópia do encaminhamento da cópia da resposta em grupo com cópia oculta normalmente gravado em pastas com nome de clientes ou de assuntos a serem resolvidos.

Inúmeras pastas para tentar organizar ou arquivar emails com assuntos referentes a trabalhos, projetos, oportunidades ou atendimento a clientes.

Saindo um pouco do universo de e-mails vamos falar sobre planilhas:

Olhando para o desktop da sua máquina você encontra dezenas de planilhas que você usa frequentemente para cadastrar contatos, lembrar senhas, acompanhar ligações e assuntos do dia a dia, voltar relatórios de acompanhamento das propostas, listar pedidos fechados, etc.

Saindo do mundo digital migramos para o famoso caderno de anotações, aquele bom e velho caderno universitário com folhas e mais folhas e mais folhas com anotações, rascunhos, idéias, diagramas, endereços de e-mail, telefones, datas, anotações e memorandos senhas de acesso a sistema lista de compras e tarefas a fazer.

Produzir essa grande quantidade de informações é muito rápido e muito fácil, responder um e-mail com cópia para o grupo de pessoas é simples.

Fazer control c e control v em uma planilha é muito rápido.

Salvar como copiar e colar documentos é mais simples ainda, e toda essa facilidade de produzir documentos e anotações produz uma massa de dados absurda que torna-se o peso a ser administrado no dia a dia.

Mas aí você pode dizer assim:

“Eu consigo me organizar perfeitamente com as minhas anotações, planilhas e pasta de e-mails”

Do meu lado respondo o que ok eu tenho certeza que você consegue se achar rapidamente, lógico que estou me referindo as informações que estão frescas nas memórias. E aí meu amigo que amiga é que está a armadilha do retrabalho e da baixa produtividade no dia a dia, lembrar de tudo que é importante encontrar a informação de forma dinâmica e rápida para responder às demandas no dia a dia.

Quer mais um exemplo do como é exaustivo lembrar de tudo que você faz apenas uma semana de trabalho?

Trabalhando com números posso te dizer o que costumeiramente acompanho como os clientes que atendemos aqui na Soluções em CRM.

  • 30 ligações realizadas por dia
  • 50 e-mails enviados
  • 200 e-mails recebidos – claro que apenas 20 mensagens são referentes ao seu trabalho (na média)
  • Três relatórios para atualizar durante o dia
  • 100 pequenas tarefas realizadas para atender solicitações de outros departamentos

Detalhe, note que os números que apontem acima em momento algum menciona atividade de vendas. Outro detalhe interessante é que em um dia com apenas 6 horas úteis, estamos falando de aproximadamente 400 atividades distintas para realizar, tem uma conta rápida você tem apenas 54 segundos para realizar cada uma das atividades listadas.

Agora multiplique esses números por 5 dias da semana, depois multiplique por 4 semanas no mês e por fim multiplique por 10 meses úteis de trabalho no ano.

O esforço necessário para a mente humana lembrar de tudo o tempo todo é hercúleo.

Então respondendo como é possível trabalhar cada vez mais todo santo dia e vender cada vez menos. A explicação é muito simples, o trabalho manual, quase artesanal, de gestão da informação de forma individual, e não padronizada, é o que está prejudicando a sua produtividade.

Simples assim.

Quando ouvimos o termo “mundo globalizado” é preciso fazer uma profunda reflexão e entendimento sobre o que significa este termo, é compreender quê as pessoas que têm mão em trabalhar sozinhas, ironicamente atingirão seu objetivo de ficar sozinhas, e as pessoas que compreendem a força e facilidade do trabalho em equipe prosperarão cada vez mais rápido e com menos esforço.

Fechando este post de destacar a importância de trabalhar utilizando uma plataforma acessível em qualquer ponto de internet que centralize, organize e automatize os processos do dia a dia. Então “devo puxar a brasa para o lado da minha sardinha”, como se diz no popular e te convidar para conhecer mais sobre o meu produto o Simple pack CRM.

Até o próximo post.

JC