Vendedor com memória de elefante

Com quantas pessoas você consegue conversar simultaneamente sobre assuntos diferentes?

Depois por quanto tempo você consegue guardar com detalhe todas essas informações.

Só para a gente ter uma base, digamos que durante o dia você converse com 10 pessoas, potenciais clientes que você está apresentando seus produtos e serviços e formalizando proposta. Segundo a matemática em uma semana você irá conversar com 50 pessoas, tem um mês você irá falar com 200 e ao longo de um ano você irá conversar com aproximadamente 2000 pessoas.

Ok eu sei que você irá dizer mas eu tenho as minhas anotações para poder lembrar de tudo isso.

E eu do outro lado pergunto, fazer anotações estão em um caderno, em planilhas de Excel que só você acessa na sua máquinaou tem uma infinidade de e-mails arquivados em pastas dentro do seu Outlook?

Distante do senso crítico sobre o formato de armazenamento das informações, devemos considerar a eficácia em achar estas informações com precisão e velocidade, atualizá-las enriquecer com dados de qualidade e por fim compartilhar essa informação com os demais membros da equipe onde trabalhamos.

Não é necessário um grande esforço para achar a situação de troca de e-mails em volumes astronômicos entre a equipe comercial gerência e diretoria da mesma empresa, numa busca hercúlea de manter todo mundo informado sobre tudo o que é importante nas propostas e negociações para fechamento de pedidos e atingir as metas de faturamento. E me permita um parênteses isso porque eu ainda não falei sobre o atendimento pós-vendas.

Para resolver e facilitar a vida da equipe comercial gerentes e diretoria é que o CRM foi conceituado, antes de dizer o nome de um software devo pontuar que o método de gestão do relacionamento do cliente permite entender e antecipar ações e providências para maximizar os resultados na área comercial. Seja a equipe de vendas ou o pós-vendas.

Vivemos na era da informação compartilhada, estamos caminhando a passos largos para a evolução da gestão destas informações. Trabalhar com uma plataforma, estou falando de software de CRM, deixou de ser o luxo apenas para as grandes companhias há muito tempo, tornou-se uma necessidade como o ter seu smartphone ao seu lado.

30 de julho de 2019

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