
Tenho escrito diversos posts sobre a gestão da informação como centralizar os dados, organizar e automatizar os processos.
Bem, hoje passei por uma curiosa situação. Respondendo às mensagens que recebo frequentemente no Linkedin, fiquei curioso com a quantidade de contatos que havia mandado feliz aniversário, devo dizer que é muito legal trabalhar com uma rede social profissional que te permite direcionar os assuntos nos contatos para o quê você trabalha.
Estamos no mês de fevereiro de 2020 e ainda não consegui responder a todas as mensagens e felicitações que recebi no mês de novembro. Ok você pode dizer” poxa coloque o robô para responder automaticamente”, se pensar no processo de maneira lógica eu concordaria, contudo, não posso deixar passar o valor da ação de cada pessoa que teve o cuidado de encaminhar uma mensagem de parabéns, mesmo que utilizando o botão de parabéns automático que o linkedin disponibiliza, essa breve ação tem muito valor.
Como você deve ter notado nos posts anteriores, tomo muito cuidado com os processos e tempo de cada ação e aqui especificamente investi aproximadamente 1 hora e 45 minutos desta manhã para responder parte das mensagens e devo ser bastante honesto, não sei quantas respondi.
Me pego pensando sobre o dia a dia das empresas que não contam com uma ferramenta de gestão da informação como o Simple Pack CRM, penso sobre o desafio do gerente comercial em conseguir informações com time, de olho nas propostas que estão em negociação e do outro lado a cobrança em atingir a meta de faturamento.
Concluindo, devo deixar algumas perguntas:
Você tem tempo para responder a todas as mensagens que recebe no dia a dia?
Consegue contabilizar a quantidade de respostas?
E por fim, qualificar os assuntos?
As máquinas foram criadas para automatizar as tarefas repetitivas, investir em automação com CRM é o caminho para manter-se competitivo no mercado atual.